Entrevista: Antônio Brás Constante

26 abr

Olá Queridos Leitores,

Nós aqui do Página por Página, pensando sempre em trazer conteúdos relacionados a livros, pedimos a um escritor amigo nosso, o Antônio Brás Constante, que nos falasse sobre sua profissão como escritor.

Espero que todos vocês gostem da entrevista ;D

1 – Como você começou a escrever?

Houve duas fases da minha vida que favoreceram a escolha deste caminho das letras. A primeira foi em minha adolescência (dos quinze aos dezoito anos), quando tinha que fazer redações para as aulas de português e percebi que gostava de escrever, de dar asas a minha imaginação. Mas ao terminar os estudos (segundo-grau) parei totalmente com a escrita. Retornei aproximadamente quinze anos depois, com trinta e poucos anos, meio que de brincadeira. Eu trabalhava em um setor onde meu chefe da época (ZéGadis – que se tornou um de meus melhores amigos) fazia caricaturas, ele inclusive trabalhou como freelancer no jornal O PASQUIM da década de oitenta, e resolvemos começar a fazer cartões de aniversário para os colegas do setor. Ele fazia os desenhos e eu as mensagens. Este foi o pontapé inicial da minha carreira como escritor. Dos cartões me arrisquei a escrever alguns contos, sendo o primeiro deles “A expressão maldita” (ainda não publicado), que satirizava a cadeira de IHC (Iteração Homem Computador) que era uma das cadeiras que eu fazia na faculdade de Ciências da Computação. Quando terminei a faculdade em 2003, passei a me dedicar às letras e não parei mais.

2 – Qual sua grande inspiração?

Inspiro-me muito no humor das coisas, apesar de que nem tudo que eu escrevo é temperado com humor. Mas gosto, na medida do possível de satirizar, ironizar e brincar com as palavras e fatos do cotidiano.

3 – Que assuntos você gosta de abordar em seus livros?

Possuo apenas um livro publicado até o momento (mas disponho de material para mais uns 10 livros no mínimo – falta apenas grana para transformá-los em livros, ou uma editora que aposte em minha loucura literária. Rsrs). Como meu forte são as crônicas, os assuntos são os mais variados possíveis. Por exemplo, no meu primeiro livro, falei sobre casamentos, cigarros, férias, seios musicais, trânsito, o bem versus o mal, camisinhas hi-tech, o vício de trabalhar, etc.

4 – Você além de escritor, é também um grande leitor?

Sim, foi meu lado leitor que fez amizade com o meu lado escritor e levou ele para o mau caminho.

5- O que pode nos contar sobre sua trajetória e seus aprendizados como escritor e leitor?

A leitura abre as janelas para o mundo. É através da leitura que conseguimos viajar além das limitações que nos cercam. Mas é a escrita que me força a repensar o mundo, a analisá-lo, a tentar entendê-lo ou simplesmente pintá-lo através das letras. Enquanto a leitura fermenta a imaginação, a escrita tem o poder de conseguir esculpi-la e transformá-la em arte.

6 – Deixe um recado para os leitores do blog.

Primeiramente gostaria de agradecer a Equipe do Página por Página pela oportunidade de divulgar meu trabalho como escritor em seu blog. Disponho de uma lista de leitores, caso alguém tenha interesse em receber textos de minha autoria, basta pedir sua inclusão através do e-mail: abrasc@terra.com.br, ou caso queira conhecer meus textos já publicados, é só procurarem por “Antonio Brás Constante” na web. Deixo um grande abraço e meu mais sincero MUITO OBRIGADO a todos os leitores, pois a chama que sustenta qualquer escritor nasce através do brilho nos olhos dos leitores que prestigiam nosso trabalho. Sem leitores os escritores não existiriam.

Anúncios

4 Respostas to “Entrevista: Antônio Brás Constante”

  1. gilberto 26 de abril de 2011 às 11:57 am #

    gostei muito q bom q tem site dando divulgação para autores em inicio de carreira

  2. Nedina 28 de abril de 2011 às 8:00 am #

    Muito boa a idéia de divulgar novos talentos.
    E muito interessante a história de como cursar Ciências da Computação e depois virar escritor rsrs Mas ler e escrever são coisas tão gostosas que independente da formação e profissão todos deveriam fazer 🙂
    Um abraço

  3. Antonio Brás Constante 28 de abril de 2011 às 10:48 pm #

    Olá,
    Ficou muito legal a publicação da entrevista. Gostaria de agradecer mais uma vez ao pessoal do blog, e convidar a todos que queiram conhecer um pouco mais sobre meu trabalho a assistirem um vídeo de humor que fiz no youtube, basta procurar por: “3D – hoje é seu aniversário” e dar boas risadas. Grande abraço e boas leituras. ABC

Trackbacks/Pingbacks

  1. Sorteio do Livro: Hoje é Seu Aniversário! Prepare-se « - 19 de maio de 2011

    […] Autor do Livro: Antônio Brás Constante (Confira a entrevista com o autor AQUI) […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: