Morro dos Ventos Uivantes

16 jun

 

Livro: Morro dos Ventos Uivantes
Autora: Emily Bronte
Ano: primeiro lançamento 1847

Um dos romances mais fascinantes já escritos. Uma história com muito amor, ódio e mistério. Com muita vingança e intensidade, conta a história de um amor não correspondido.

A maior parte da história é narrada em primeira pessoa pelo Sr. Lockwood, outras vezes por Nelly.

O Sr. Lockwood é um novo inquilino da Fazenda Thrush Cross, que é propriadade do Sr. Heatchcliff. A fazenda fica em Ventos Uivantes. Lockwood faz uma visita de cortesia ao dono das terras alugadas e acaba entendendo a ligação de Heatchcliff com uma moça e rapaz que estavam juntos na hora da visita. Este evento faz crescer uma curiosidade em Lockwood, pois ele queria descobrir mais sobre está família, que para ele era muito estranha. Acaba conhecendo a governanta, Nelly, e vai a persuadindo para poder descobrir mais sobre a família.

Com isso, a história volta no tempo de quando Heathcliff era apenas um garoto. Ele foi encontrado abandonado pelo Sr. Earnshaw, que acabou levando-o para sua casa. Mas Earnshaw tinha um filho e uma filha, Hindley e Catherine. Catharine tinha a mesma idade de Heathcliff. Sr. Earnshaw tratava Heathcliff como se também fosse seu filho, e isso irritava Hindley, pois todos na fazendo o achavam estranho, menos Catharine, que o adorava.

Com a morte de Earnshaw, Hindly se volta totalmente contra Heathcliff, tratando-o como os funcionários da fazenda e dificultando sua educação. Faz de tudo para separar ele e Catherine, não aceitando a amizade dos dois. Ele começa a tentar aproximar Catherine com Edgar Lintons, que era de uma família rica e respeitada. Edgar começa a gostar de Catherine, mas isso irrita Heathcliff.

Heathcliff não era nenhum pouco gentil e cavalheiro, assim Catherine resolve aceitar o pedido de casamento de Lintons. Ela conta a Nelly, que casar com Heathcliff estragaria sua reputação. Ele escuta e fica profundamente magoado, e acaba deixando o Ventos Uivantes.

Catherine não aceita a partida de Heathcliff, e Edgar se casa com ela para ajudá-la a suportar a dor. Ela começa uma nova vida casada com Edgar, mas um dia Heathcliff retorna…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: